“11 Burros, 11 Destinos”: junte-se aos melhores guias de quatro patas para desbravar o Planalto Mirandês

Burra Lavanda. Fotografia António Sá/AEPGA.
A campanha “11 Burros, 11 Destinos”, lançada pela AEPGA – Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino no dia 8 de abril e que tem a Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural como parceira, apresenta os melhores guias de quatro patas, 11 Burros de Miranda, para desbravar 11 Destinos no Planalto Mirandês – região do Nordeste Transmontano de onde é originário o Burro de Miranda. Por descobrir estão lugares únicos, enquadrados numa paisagem deslumbrante e num território de uma riqueza natural, cultural e humana ímpar.

A AEPGA pretende, com esta campanha, para além da tradicional angariação de fundos que lhe permite assegurar a saúde e o bem-estar dos animais que estão ao seu cuidado, desafiar os padrinhos e madrinhas dos burros de Miranda a visitarem o seu afilhado(a) no Centro de Valorização do Burro de Miranda, situado da aldeia de Atenor, no concelho de Miranda do Douro, e, a partir dali, iniciarem uma viagem exploratória pelo Planalto Mirandês. Assim, esta campanha alia a vontade de apadrinhar uma causa, à sede de explorar destinos que permanecem ainda desconhecidos de muitos portugueses.

Um dos destinos propostos é o Centro de Interpretação dos Pombais Tradicionais (CIPT), localizado na aldeia de Uva, no concelho de Vimioso. Poderá visitar o CIPT na companhia da Lavanda – A Bela, uma burrita nova, mas muito responsável e protetora, nascida em 2015. O CIPT foi criado em 2014 pela Palombar com o objetivo de dar a conhecer os pombais tradicionais existentes na região do Nordeste Transmontano e é, ao mesmo tempo, um espaço de partilha de conhecimento das técnicas de construção do património rural. Além de divulgar o conhecimento sobre este tipo de construção, o CIPT é o ponto de partida para a descoberta dos pombais e do seu valor cultural, arquitetónico e ecológico.

Conheça os 11 Burros e os 11 Destinos propostos nesta campanha e desbrave o Planalto Mirandês na companhia dos melhores guias do território!

+ INFO sobre a campanha

Outros artigos deste autor >

A Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 2000, que tem como missão conservar a biodiversidade, os ecossistemas selvagens, florestais e agrícolas e preservar o património rural edificado, bem como as técnicas tradicionais de construção. A associação, que atua orientada por uma abordagem pedagógica e de cooperação, promove também a investigação científica nas áreas da Ecologia, Biologia da Conservação e Gestão de Ecossistemas, a educação ambiental, o desenvolvimento das comunidades e a dinamização do mundo rural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados
Ler Mais

Homem Livre!

Foto de Carla Pedroso | FacebookFoi nas urnas que nasceste, Nos votos semeados, Calcados, contados e recontados, Com…
Skip to content