Este projeto visa criar condições de suporte à visitação informada e ambientalmente consciente na região. A formação teve início em setembro de 2021 e termina em junho de 2022. No total, são 20 os formandos, ligados a diferentes setores de atividades, com destaque para o turismo e a administração do Estado.
A decorrer em vários concelhos abrangidos pelo PNRVT (Alijó, Murça, Vila Flor, Carrazeda de Ansiães e Mirandela), esta formação tem como objetivo capacitar agentes locais das áreas do turismo, hotelaria, ecoturismo e conservação da natureza para a identificação da avifauna da região, de forma a promover um maior conhecimento e valorização da biodiversidade presente no Vale do Tua e potenciar o desenvolvimento do território e a conservação do património natural regional.
Adicionalmente, a formação contribuirá para promover o estudo e a monitorização de aves na região do Vale do Tua, aumentado a recolha de dados sobre a avifauna presente no PNRVT.
A formação está estrutura em três módulos teóricos (Introdução à observação de aves; Aves: características e padrões específicos e Território e Dinamização de Atividades) e dois módulos práticos, compostos por 12 saídas de campo destinadas à observação de diferentes espécies de avifauna associadas a habitats específicos e percursos do PNRVT e duas oficinas, uma dedicada à anilhagem científica e a abrigos e comedouros para aves e outra à ilustração de aves no seu habitat natural.
Durante esta formação, os formandos desenvolvem competências em contacto direto com o território e a sua riqueza natural e adquirem conhecimentos que lhes permitem ser guias de observação de aves no contexto de várias atividades de dinamização da região, sempre com foco na conservação da biodiversidade e na sustentabilidade ambiental.
A Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 2000, que tem como missão conservar a biodiversidade, os ecossistemas selvagens, florestais e agrícolas e preservar o património rural edificado, bem como as técnicas tradicionais de construção. A associação, que atua orientada por uma abordagem pedagógica e de cooperação, promove também a investigação científica nas áreas da Ecologia, Biologia da Conservação e Gestão de Ecossistemas, a educação ambiental, o desenvolvimento das comunidades e a dinamização do mundo rural.