Palombar contribui com dados de ocorrência e distribuição para o projeto do novo Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal Continental

Raposa (Vulpes vulpes) registada através de câmara de fotoarmadilhagem. | palombar.pt
Raposa (Vulpes vulpes) registada através de câmara de fotoarmadilhagem. | palombar.pt
Raposa (Vulpes vulpes) registada através de câmara de fotoarmadilhagem. | palombar.pt
A Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural está a contribuir com dados de ocorrência e distribuição de mamíferos em Portugal para o projeto “Revisão do Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal Continental e contributo para a avaliação do seu estado de conservação”. É no âmbito deste projeto que será editado o novo Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal Continental.

A última avaliação sobre os estatutos de ameaça dos mamíferos de Portugal Continental data de 2005, ano em que foi publicado o Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal. Das 74 espécies de mamíferos do continente avaliadas na época, 24% estão ameaçadas.

O projeto “Revisão do Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal Continental e contributo para a avaliação do seu estado de conservação” foi lançado em 2019 e pretende saber quais as espécies que estão mais ameaçadas e quais as que estão estáveis ou a aumentar a sua população. O prazo para a conclusão dos trabalhos termina em 2021.

O principal objetivo do projeto é avaliar o risco de extinção das espécies de mamíferos que ocorrem em Portugal Continental, através da atribuição das categorias de ameaça da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

Este projeto é co-financiado pelo POSEUR, Portugal 2020, União Europeia – Fundo de Coesão e pelo Fundo Ambiental e tem como beneficiário a FCiências.ID – Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências e como parceiro o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

O projeto, que envolve várias instituições, investigadores, naturalistas e voluntários, tem um site www.livrovermelhodosmamiferos.pt, onde serão disponibilizadas em breve informações sobre o seu desenvolvimento.

Publicado por Palombar a 5 de agosto de 2020.

Outros artigos deste autor >

A Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 2000, que tem como missão conservar a biodiversidade, os ecossistemas selvagens, florestais e agrícolas e preservar o património rural edificado, bem como as técnicas tradicionais de construção. A associação, que atua orientada por uma abordagem pedagógica e de cooperação, promove também a investigação científica nas áreas da Ecologia, Biologia da Conservação e Gestão de Ecossistemas, a educação ambiental, o desenvolvimento das comunidades e a dinamização do mundo rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Pintura a óleo de um rio na floresta.
Ler Mais

Margens

Confio no rio que abre caminho entre as margens Até ao outro rio que depois se abrem no mar.
Skip to content